sexta-feira, 19 de abril de 2024

Ministro da Economia avisa que em até 90 dias acontecerá quatro grandes privatizações

POR | 06/07/2020
Ministro da Economia avisa que em até 90 dias acontecerá quatro grandes privatizações

Divulgação

E

Em mais uma entrevista à emissora internacional, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o governo pretende fazer até quatro "grandes privatizações" em até três meses. Guedes não revelou, no entanto, quais empresas serão vendidas.

 

Há alguns dias o assunto voltou a pauta, após o Ministro afirmar que iria antecipar as privatizações que estariam previstas acontecer a partir do ano que vem, para melhorar o orçamento da União, diante das perdas tributárias atuais, e necessidade de assistenciais sociais financeiras criadas pela pandemia. Ele ainda negou a possibilidade de as empresas públicas sejam aparelhadas por aliados políticos.

 "Houve justamente esse questionamento: "Bom, agora que o presidente buscou o centro democrático, ou o Centrão, isso agora vai exigir o aparelhamento das estatais?". Não. Nós vamos fazer quatro grandes privatizações nos próximos 30, 60, 90 dias", afirmou.

 

Mas qualquer movimento não será simples. Semana passada, advogados do Congresso entraram com um pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal para pedir o bloqueio da venda de refinarias da Petrobras. No requerimento, os técnicos criticam o que consideram "privatização branca", que seria a criação artificial de subsidiárias para vender a empresa principal aos poucos. Ainda não foi julgado. Em junho do ano passado, o STF permitiu que o governo privatize subsidiárias sem o aval do Legislativo. A venda de empresa-matriz, no entanto, ainda precisa de aprovação dos parlamentares. O pedido de semana passada acusa o governo de burlar essa autorização da Corte.

 

O ministro ainda foi questionado se os Correios entrariam no pacote. Guedes respondeu que sim, mas não disse quando a estatal será vendida. A empresa já está na lista de estudos para ser licitada. "Seguramente (Correios serão privatizados). Não vou falar quando, mas seguramente", pontuou o ministro.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: