sexta-feira, 29 de março de 2024

Inscrições abertas para contratação de médicos que atuarão no combate ao coronavírus

POR | 16/03/2020
Inscrições abertas para contratação de médicos que atuarão no combate ao coronavírus

Sistema MPA

O

O Ministério da Saúde abre hoje, segunda-feira (16), inscrições para mais de 5 mil médicos com CRM Brasil, atuarem no combate ao novo coronavírus (Covid-19) nas capitais e grandes centros, além dos municípios mais carentes e aldeias indígenas. As contratações serão por meio de contrato com duração de um ano através do Programa Mais Médicos, com remuneração de R$ 12 mil.

 

Em uma medida emergencial, os médicos serão distribuídos em 1.864 municípios de todo o país, além de 19 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei). Desta forma, capitais e grandes centros urbanos voltam a fazer parte do programa, que vinha priorizando municípios mais carentes.

 

De acordo com o ministério, a mudança ocorre porque grandes cidades, com maior concentração de pessoas, são locais mais propensos à circulação do coronavírus. A expectativa é que os médicos iniciem os trabalhos nos municípios até o início de abril. “O Mais Médicos é um programa de provisão emergencial de médicos e pode ser usado em emergências de saúde como a que estamos passando com o coronavírus”, explica Erno Harzheim, secretário de Atenção Primária à Saúde.

 

O edital foi publicado no Diário Oficial da União na última quarta-feira (11), junto de outro edital para que os municípios que já participavam do Programa Mais Médicos manifestem a intenção de renovar as vagas para os novos profissionais. Os secretários municipais de Saúde também podem indicar o interesse em receber os médicos. Para garantir a contratação de todos os profissionais, o ministério vai investir R$ 1,2 bilhão.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: