terça-feira, 16 de abril de 2024

Brasil

Independência ou Morte: grito do 7 de setembro

POR Jornal Somos | 07/09/2018
Independência ou Morte: grito do 7 de setembro
D

Dia 7 de setembro é feriado nacional, onde é comemorado a Independência do Brasil. No mesmo dia, no ano de 1822, o Príncipe Regente Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil estabelecendo o fim dos laços coloniais com Portugal.

 

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje, atual cidade de São Paulo.

O local foi palco da famosa frase "independência ou morte" e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal. Logo após a Independência, o Brasil continuou a ser Monarquia, forma de governo onde os poderes são exercidos por um rei ou Imperador.

 

A primeira nação que reconheceu a independência do Brasil foi os Estados Unidos. Portugal apenas admitiu a independência em 1825, após o pagamento de uma indenização de aproximadamente 2 milhões de libras.

Comemorações

Nos dias atuais, geralmente as escolas e instituições comemoram o dia com desfiles e atividades que nos lembram desse marcante fato para todo país.

 

As forças militares brasileiras, marinha, exército e aeronáutica fazem apresentações ao público em homenagem a esta data.

 

O desfile mais solene acontece em Brasília, com a participação do Presidente da República e seus convidados.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: