sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Impostômetro de 2019 supera valor atingido no ano passado

POR Jornal Somos | 19/12/2019
Impostômetro de 2019 supera valor atingido no ano passado

Reprodução / Giulliano Soares

O

O Impostômetro de 2019, medido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), atingiu a marca de R$ 2,4 trilhões pagos pelos brasileiros, superando o índice total do ano passado. Em 2018, a quantia liquidada em tributos somou R$ 2,3 trilhões.

 

Segundo Marcel Solimeo, economista da ACSP, o montante arrecadado reflete a inflação do país e já era previsto, em consequência aos problemas enfrentados pelo governo. “O esforço que as autoridades vêm fazendo com o teto dos gastos tem tido resultados muito lentos se considerar a urgência da redução no gasto governamental”, disse.

 

Para modificar o cenário atual, o economista afirma ser necessário um maior êxito no corte de gastos e na gestão das contas públicas. “O Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo, equivalente ou até superior à carga de nações desenvolvidas. É uma tributação de primeiro mundo, que deveria retornar à população por meio de serviços essenciais e políticas públicas de qualidade”, pontuou Solimeo.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: