sexta-feira, 29 de março de 2024

Ibama autoriza contratação de brigadas federais para combater incêndios na Amazônia

POR Jornal Somos | 24/08/2019
Ibama autoriza contratação de brigadas federais para combater incêndios na Amazônia
O

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) a contratar brigadas federais para atuar em mais de 60 municípios de Estados da região amazônica atingidos por queimadas. A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União (DOU) de hoje e também libera a contratação desses profissionais para atuar em incêndios florestais em cidades de outros estados do País.

A decisão levou em conta o estado de emergência ambiental reconhecido em abril pelo Ministério de Meio Ambiente em 18 estados do Brasil. De acordo com a portaria a seleção das áreas críticas foi feita pelo Prevfogo, com base em critérios técnicos como: detecções de focos de calor registrados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) no período de 2013 a 2018; a presença de unidades de conservação federais, de terras indígenas e de projetos de assentamento rurais; e a cobertura de remanes.

O prevfogo será responsável também pela seleção, contratação, administração e gerenciamento das atividades das brigadas, "para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público".

As queimadas também têm despertado a preocupação dos governos europeus e da comunidade científica, com ampla repercussão negativa sobre governo de Jair Bolsonaro.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: