sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Horário de Verão é adiado em mais duas semanas

POR Jornal Somos | 04/10/2018

Novo adiamento é acatado por pedido do Ministério da Educação

Horário de Verão é adiado em mais duas semanas

Foto: Jornal Somos

A

Após a solicitação no último dia 27 de setembro de Rossieli Soares da Silva, ministro da Educação, para que o horário de verão de 2018 fosse adiado novamente para não coincidir com o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), o Governo Federal acatou a solicitação e deve ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. A decisão vai fazer com que o horário de verão se inicie apenas no dia 18 de novembro.

 

A medida é tomada para não prejudicar os alunos que realizarão a prova, já que a mudança de horário às vésperas do exame poderia causar confusão e atrasos. Geralmente o horário de verão começa em outubro, mas nesse ano já havia sido alterado anteriormente devido às eleições, para ter uma apuração simultânea do primeiro e segundo turno em todos os estados do país.

 

Com a primeira medida tomada, o Horário de Verão já havia sido encurtado em quinze dias, agora já atinge 30 dias de adiamento. Neste ano, municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal precisarão adiantar os relógios em uma hora.

 

A implantação da medida provoca o deslocamento da entrada da iluminação pública e consumo residencial, evitando a coincidência entre o consumo industrial e comercial, registrada normalmente após às 18 horas.

 

 

ENEM

 

Neste ano, 5,5 milhões de estudantes em todo o país farão o Enem, o que significa imprimir 11 milhões de cadernos de questões. Na semana passada o Inep começou a enviar as provas para as 27 unidades da federação, até então, elas estavam armazenadas em um batalhão do Exército Brasileiro do estado de São Paulo.

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará nas próximas semanas os locais de prova do ENEM e a previsão é que isso seja feito no próximo dia 22.

 

Após verificarem os locais onde farão a prova, a recomendação do Inep é que os estudantes conheçam previamente o caminho que será percorrido nos dias do Enem antes da data do exame, para se familiarizarem com a rota, evitando imprevistos no dia.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: