sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Há 35 anos acontecia o primeiro Rock in Rio da história

POR Jornal Somos | 11/01/2020
Há 35 anos acontecia o primeiro Rock in Rio da história

Acervo Estadão

O

O Rock in Rio, um dos maiores festivais de música do mundo, completa 35 anos neste dia 11 de janeiro. Em um período histórico, onde o Brasil dava seus primeiros passos à democracia após anos sob uma ditadura militar, os 14 artistas internacionais e 15 nacionais se apresentaram, durante 10 dias, em um terreno alagadiço de 250 mil metros quadrados, equivalente a 12 Maracanãs, em Jacarepagua.

 

Diante da grandiosidade do festival, mal é possível imaginar que, para a ideia sair do papel, não foi nada fácil. A empreitada é de responsabilidade do empresário Roberto Medina, que chegou a levar negativas de 200 empresários do ramo do show business durante 40 dias em Nova York. O negócio só ganhou vida quando Medina solicitou a ajuda de Luis Soto, manager de Sinatra, que pediu que ele marcasse, em sua suíte de hotel, um coquetel para 30 pessoas. Foram enviados jornalistas de grandes jornais americanos que publicaram a iniciativa do brasileiro. Após essa visibilidade, o cast foi fechado em dois dias.

 

 

Os shows da primeira edição do Rock in Rio foram memoráveis. Freddie Mercury, do Queen, ficou tão impressionado com o entusiasmo da plateia que decidiu reger o público durante a canção Love of my life, protagonizando uma das cenas mais icônicas da história do rock’n’roll.

 

Outros fatos curiosos sobre o evento foram o show do Iron Maiden se iniciar às 23h58, em referência a música Two minutes to midnight (dois minutos para a meia noite) e também Ozzy Osbourne subindo ao palco com uma camisa do Zico, levando a torcida do flamengo à loucura.

 

Ao longo da história do RiR já ocorreram 20 edições, sendo oito no Brasil, oito em Portugal, três na Espanha e uma nos Estados Unidos. A próxima rodada de shows em terras brasileiras será em 2021. Até a 19ª edição haviam sido contabilizados 2.038 artistas e 9,5 milhões de pessoas em plateia durante os então 33 anos de festival. Sem dúvidas, um dos gigantes do entretenimento musical e muito aclamado por fãs do mundo todo – afinal de contas, quem nunca quis ir à um Rock in Rio!?

 

via GIFER

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: