quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Governo publica decreto que amplia suspensão de contrato e redução de jornada

POR | 14/07/2020
Governo publica decreto que amplia suspensão de contrato e redução de jornada

Divulgação

U

Uma semana após a sanção da MP (medida provisória) 936, o governo publicou hoje, terça feira (4), na edição do Diário Oficial da União o decreto que amplia os prazos máximos dos acordos trabalhistas durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o decreto, os acordos de suspensão do contrato de trabalho podem ser prorrogados por mais 60 dias e para a redução de jornada e salário, mais 30 dias. Desta forma todos os acordos podem chegar ao máximo de 120 dias, sendo qualquer um dos dois tipos.

 

Editada em 1º de abril para ajudar a preservar os empregos durante a pandemia, a MP autorizou as empresas a negociarem com seus empregados a suspensão do contrato por até 60 dias e redução de salário (de 25%, 50% ou 70%), por até 90 dias.  Com a edição do decreto, o prazo máximo dos dois tipos de acordo passa a ser de 120 dias sendo que  os períodos já utilizados até a sanção da MP serão computados dentro deste prazo.

 

O decreto esclarece que o prazo máximo dos acordos de  suspensão do contrato pode ser fracionado em períodos sucessivos ou intercalados de 10 dias ou mais. A MP  já permite às empresas combinar os dois mecanismos em períodos seguidos ou intercalados. Com o decreto, quem suspendeu o contrato por 60 dias, por exemplo, e o acordo já venceu, já tem autorização reduzir salário por mais 30 dias.

 

O decreto também beneficia os trabalhadores intermitentes que passarão a ter direito a mais uma parcela do auxílio emergencial de R$ 600. A MP assegura três parcelas mensais a essa categoria. Neste caso, não é necessário acordo.

 

Segundo técnicos da equipe econômica, para renovar os prazos dos acordos, as empresas precisam renegociar com os empregados e garantir estabilidade temporária no emprego pelo mesmo período, conforme prevê a MP. A prorrogação por decreto foi incluída no texto original, durante a tramitação da proposta no Congresso Nacional, observado o limite do período de calamidade pública, em 31 de dezembro de 2020.

 

De acordo com balanço do Ministério da Economia, mais de 12,9 milhões de acordos foram formalizados. Durante a vigência dos acordos, a União entra com uma contrapartida do seguro desemprego para ajudar a complementar a renda dos trabalhadores.

 

Fonte: Agência O Globo

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: