sábado, 20 de abril de 2024

Governo prorroga suspensão da Prova de vida de aposentados e pensionistas até setembro

POR | 12/07/2020
Governo prorroga suspensão da Prova de vida de aposentados e pensionistas até setembro

Divulgação

D

Devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), seguirá suspenso, pelo menos até 30 de setembro, o recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos, em uma tentativa de evitar novas contaminações por Covid-19. Também seguem suspensas as visitas técnicas para comprovação de vida, interrompidas desde março.

 

De acordo com a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, cerca de 700 mil pessoas serão afetadas pelo novo adiamento, entretanto, a instrução normativa publicada pelo ministério, esclarece que a suspensão não prejudica o pagamento dos benefícios aos aposentados, pensionistas e anistiados.

 

O recadastramento, popularmente conhecido como "Prova de Vida", é feita pelo beneficiário todos os anos, exatamente no mês de seu aniversário, momento este que ele deve comparecer à instituição bancária onde saca o benefício, para que seja realizada a manutenção de seus pagamentos. Caso necessário, também é possível que algum representante legal realize a prova.

 

Beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade, podem, desde agosto do ano passado, realizar o procedimento através do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão, mas é necessário uma comprovação da dificuldade de locomoção, com apresentação de atestado ou declaração médica. Estes documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: