quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ferramenta poderá identificar problemas respiratórias pela voz e auxiliar no reconhecimento da Covid-19

POR Ana Carolina Morais | 04/08/2020
Ferramenta poderá identificar problemas respiratórias pela voz e auxiliar no reconhecimento da Covid-19

Reprodução / Omron Brasil

P

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) estão criando um sistema com Inteligência Artificial (IA) que irá detectar se uma pessoa está com problemas respiratórios a partir da análise da voz. Se a eficácia deste método for comprovada, ele poderá auxiliar na triagem de pacientes contaminados pela Covid-19 no sistema de saúde.

 

 

A ferramenta chamada Spira (Sistema de Detecção de Insuficiência Respiratória por meio de Análise de Áudio), que funcionará por meio de aplicativo e site, irá detectar padrões na voz e, consequentemente, agilizar a intervenção médica para aqueles que necessitarem de uma internação de emergência.

 

 

“No consultório, isso é algo que a gente já faz, observando se o paciente está com falta de ar, se tem dificuldades para falar ou alguma alteração da voz”, afirma a professora Anna Sara Levin Shafferman, corresponsável pela área médica do estudo.

 

 

Para Shafferman, são esses alguns dos sinais de alerta emitidos por um sistema respiratório comprometido. Nesse sentido, o uso da inteligência artificial auxiliará os médicos a realizarem uma análise mais eficiente e célere.

 

 

Um banco de dados está sendo criado para a pesquisa. Até então, os estudiosos coletaram informações de aproximadamente 5.300 pacientes que foram atendidos no Hospital das Clínias, em São Paulo. Agora, eles produziram um formulário para coleta de vozes de pessoas saudáveis. Esta ficha de voluntariado está disponível no site do Spira, e deverá ser preenchido informando idade, sexo, se apresenta algum sintoma como febre e tosse e, por fim, é preciso gravar uma frase curta. Os materiais serão mantidos em anonimato.

 

 

A partir do acervo de vozes saudáveis e com debilidades respiratórias graves, uma comparação entre estes dados será efetuada em busca de padrões. Os pesquisadores ainda não possuem conhecimento de quantas vozes mais serão necessárias para que a IA consiga identificar se realmente existe, de fato, um padrão nas vozes de ambos os grupos.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: