segunda-feira, 29 de abril de 2024

Brasil

Felina domestica é o 1º primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil

POR | 19/10/2020
Felina domestica é o 1º primeiro caso confirmado de Covid-19 no Brasil

Reprodução/rede social

A

A cidade de Cuiabá, Mato Grosso é onde foi descoberto o primeiro animal de estimação a testar positivo para o coronavírus (Covid-19) no Brasil. E ela não é a única, pois segundo reportagem publicada pelo O Globo, está sendo investigados também outro gato e um cachorro.

 

 

Segundo a mesma reportagem, a gata não tem nem um ano completo e não apresenta sintomas da doença, mas teria sido transmitida pelos donos durante o período de isolamento deles. A gata foi testada positiva pelo exame molecular de PCR, padrão ouro para o coronavírus, pela pesquisadora Valéria Dutra, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. A cientista adverte que pessoas infectadas pelo coronavírus devem se manter isoladas de seus animais.

 

 

O resultado retorna o assunto às discussões de pesquisadores do novo coronavírus. Na china, em laboratório mostrou-se ser possível que gatos transmitam a doença para outros felinos. Mas não se sabe se podem transmitir para seres humanos e sequer se o contágio entre felinos é fácil. A suposição é de que não seja. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) recomenda manter os gatos em casa sempre que possível e não permitir que eles saiam livremente à rua. Cães devem ser mantidos à distância de pelo menos dois metros uns dos outros e contato com pessoas estranhas deve ser limitado. Aglomerações devem ser evitadas tanto por pessoas quanto por animais. O CDC não recomenda o uso de máscaras e alerta que elas podem causar danos a eles.

 

 

O problema é que pouco se sabe sobre a Covid-19 atualmente, tanto para os humanos, e menos ainda em pets. Há menos de 20 casos de cães e gatos comprovadamente infectados no mundo e relatados em literatura científica.

 

 

Fonte: O Globo

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: