sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

Decisão de juiz de Roraima é revogada por Rosa Weber e pela AGU

POR Jornal Somos | 07/08/2018
Decisão de juiz de Roraima é revogada por Rosa Weber e pela AGU

Reprodução/Mapas

O

O pedido feito pelo Governo de Roraima para o fechamento da fronteira com a Venezuela foi indeferido ontem (6) pela Ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal.

 

A ministra Rosa Weber já havia realizado audiência anteriormente entre a União e o Governo de Roraima, buscando conciliação mas não retirou bons frutos disso, já que não chegaram a um consenso. Ela alega que além da ilegalidade no processo, o pedido do governo de Roraima também fere à Constituição Federal, às leis brasileiras e aos tratados ratificados pelo Brasil.

 

A decisão do juiz tomada anteriormente, foi mantida mesmo após a Advocacia-Geral da União (AGU), o Ministério dos Direitos Humanos e o Ministério Público Federal se demonstrarem contrários a tal decreto, que determinava maior rigor da segurança púbica e das forças policiais na fronteira.

 

A ONU elogiou a decisão da não-suspensão tomada por Rosa Weber durante uma coletiva de imprensa em Genebra. "Aplaudimos a decisão do Tribunal. O Governo Brasileiro, até agora, assegurou o acesso a seu território dos refugiados de venezuelanos e imigrantes que necessitem proteção e lhes deu serviços básicos", disse William Spindler, porta-voz da Agência ONU.

 

Hoje (7), a Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu à decisão do fechamento da fronteira ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. De acordo com a AGU, a decisão do juíz de Roraima causou grave lesão à ordem pública, ofendendo frontalmente o princípio de separação de poderes, ferindo as normas de proteção aos refugiados.

 

 

Leia mais:

Juiz suspende entrada de venezuelanos no Brasil

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: