quarta-feira, 24 de abril de 2024

Brasil

Cuscuz: paixão do nordestino que passou para todo o país

POR Jornal Somos | 14/08/2018
Cuscuz: paixão do nordestino que passou para todo o país

Petitchef

C

Cuscuz, um prato muito consumido em algumas regiões do Brasil, mas tipicamente africano. Na África ele consiste em uma mistura de cereais, principalmente o trigo, já no Brasil é um preparado à base de farinha ou polvilho, de milho, arroz ou mandioca.

A Drª Thais Aquino CRM(15033) nos contou os benefícios desse alimento tão prático e saudável.

No Nordeste, esse prato é consumido principalmente no café da manhã acompanhado de ovos, manteiga ou leite, mas, no restante do país ele é consumido como acompanhamento de saladas ou sobremesas e até mesmo para substituir o arroz no almoço ou no jantar.

O cuscuz tem vários benefícios para a saúde, cem gramas desse alimento equivale a 113 calorias, 25 gramas de carboidratos, 2 gramas de proteína, 0,9 gramas de gordura e 2,2 gramas de fibra alimentar.

Por ser um alimento composto em sua maior parte por carboidrato é sim uma boa opção para substituir o arroz, já que é rico em vitaminas e minerais como selênio, tiamina, niacina, ácido fólico e manganês. Porém, ao substituir, o ideal é optar pelo cuscuz integral, que apresenta menor perda dessa vitaminas no processo de sua produção.

No café da manhã, ele é melhor consumido se associado à proteínas saudáveis como ovos. Se o desejo é emagrecer, é importante evitar a mistura do carboidrato do milho com gordura da manteiga ou derivados do leite.

Como qualquer alimento, se consumido em excesso pode engordar, mas em geral o cuscuz é bom, por conter uma quantidade considerável de fibras, vitaminas e minerais. Mas reforço a importância de usar como substituo à outra fonte de carboidrato e evitar a mistura desse alimento com gordura.


Receita de cuzcuz com ovos


200g de flocos de milho pré-cozidos


150ml de água


Sal a gosto


1 dente de alho amassado


1 colher (sopa) de azeite


4 ovos


Misture o flocos de milho com o sal e junte a água. Coloque esta mistura em um cuscuzeiro. Quando a água do cuscuzeiro começar a ferver conte 8 minutos e desligue. Esfarele o cuscuz e reserve.


Em uma frigideira, refogue o alho no azeite. Junte os ovos e mexa constantemente por 2 minutos. Adicione o cuscuz, misture bem e cozinhe por mais 3 minutos. Sirva quente.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: