sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

COVID-19: 200 casos no Brasil e o que você precisa saber para se prevenir

POR | 16/03/2020
COVID-19: 200 casos no Brasil e o que você precisa saber para se prevenir

Montagem

O

O Ministério da Saúde anunciou na noite de ontem, domingo (15), que já são 200 os casos registrados do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil. Ainda há outros 1.913 pacientes suspeitos espalhados por todos os estados do país e o Distrito Federal e outros 1.486 casos foram descartados. Até o momento, São Paulo é o estado que mais contabiliza pessoas infectadas, com 136 confirmados e outros 1.125 suspeitos. Na sequência, o Rio de Janeiro tem 24 casos (95 suspeitos), o Distrito Federal tem oito (81 suspeitos) e Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina contam com seis casos – 80, 66 e 102 casos suspeitos, respectivamente. Nesses números, estão inclusos os 11 registrados entre aqueles que acompanharam a visita do presidente Jair Bolsonaro no final do semana dos dias 7 e 8 de março. Segundo o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência (GSI), os quatro casos confirmados neste domingo são de pessoas do “grupo de apoio”.

 

No mundo, atualmente, de acordo com dados do Centro de Ciência e Engenharia de Sistemas da Universidade John Hopkins, há 169.387 casos de coronavírus confirmados e 6.513 mortes. Em todos os países europeus, nos Estados Unidos e em várias nações da América do Sul, medidas extremas como o fechamento de fronteiras e de serviços não essenciais foram tomadas para evitar a disseminação da doença.

 

Diante de tantas fake news, resolvemos montar algo simples e direto que explique sobre o Coronavírus e a prevenção.

 

Segundo dados publicados pelo Ministério da Saúde, Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

 

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

 

Veja nosso esquema para lembrar dos cuidados para prevenir o contágio.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: