sábado, 27 de abril de 2024

Brasil

Convenções lançam candidatos à presidência nesse sábado

POR Jornal Somos | 04/08/2018
Convenções lançam candidatos à presidência nesse sábado
O

O sábado (04) ficou marcado pela escolha dos candidatos que concorrerão à presidência da República. Os nomes já eram cotados e apenas aguardavam confirmação.

A Convenção Nacional da Rede Sustentabilidade confirmou, por aclamação, o nome Marina Silva como candidata da sigla à Presidência da República. Sob aplausos, o candidato à vice na chapa, o médico sanitarista, Eduardo Jorge, do Partido Verde (PV), também foi apresentado oficialmente no encontro.

O PSDB confirmou a candidatura do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin e a senadora Ana Amélia (PP-RS) é a vice na chapa.

Com discursos contra a corrupção e os privilégios, o senador Álvaro Dias foi escolhido pelos convencionais do Podemos. Ele vai compor chapa com o ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, cujo partido, o PSC, havia decidido lançar candidatura própria à Presidência, mas desistiu em favor de uma aliança com o Podemos

O candidato do Partido Novo, João Amoêdo também foi oficializado durante convenção. O seu candidato à vice-presidente é o cientista político Christian Lohbauer.


Talvez um dos nomes mais questionados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve seu nome escolhido na convenção do PT. Não foi definido quem será o vice-presidente na chapa de Lula. O encontro também homologou o apoio do PCO e do PROS à candidatura do PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está preso em Curitiba, desde 7 de abril, após ter sido condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, em segunda instância, no caso do triplex de Guarujá. O comado do partido aguarda a análise do registro da candidatura de Lula. Caberá ao Supremo Tribunal Federal (STF) dar a palavra final sobre a prisão de Lula e se ele estará apto a concorrer, já que a Lei da Ficha Limpa impedi candidaturas de condenados em segunda instância. O julgamento é esperado para os próximos dias, segundo EBC.

COMPARTILHE: