sábado, 20 de abril de 2024

Brasil

Como faço para saber se estou inscrito no Cadastro Único?

POR Ana Carolina Morais | 02/04/2020
Como faço para saber se estou inscrito no Cadastro Único?

Divulgação / Prefeitura de Bertioga

O

O anúncio feito pelo Governo Federal quanto ao auxílio emergencial de R$ 600 está gerando dúvidas em muitos, principalmente após o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmar que os trabalhadores informais que não estão inseridos em cadastros do Estado irão ocupar o último lugar do cronograma de pagamento. Dessa forma, o questionamento mais pautado entre os potenciais beneficiários é: mas afinal, como saber se estou registrado no Cadastro Único?

 

 

Todos os trabalhadores informais, desempregados, MEIs e os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) do Ministério da Cidadania (lembrando que só receberão aqueles que foram cadastrados até o último dia 20 de março) desejam receber o auxílio o quanto antes. Por isso, existem três maneiras para você descobrir se faz parte deste último segmento: realizando consulta no site do Ministério da Cidadania, pelo aplicativo Meu CadÚnico ou pelo telefone.

 

 

Site Consulta Cidadão

 

A primeira forma de descobrir se seu nome está no Cadastro Único é através do seguinte link: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Este é o site do Consulta Cidadão. Ao entrar na página, rolando a tela para baixo, é possível visualizar um formulário. Depois de preencher os dados requeridos (nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município de residência), basta clicar em “emitir” e, dessa forma, descobrir se está inscrito ou não no CadÚnico.

 

 

Segundo Jailon Giacomelli, planejador financeiro da Par Mais, a dica para aqueles que fizeram o cadastro, mas não se encontram, é tentar buscar por diversas versões do seu nome, uma vez que, em certas situações, a pessoa não lembra como foi que informou, ao assistente da secretaria municipal que foi à sua casa, o seu nome.

 

 

Se o site apresentar instabilidade, provavelmente o endereço pode estar sobrecarregado. Entretanto, o Ministério da Cidadania já afirmou que está trabalhando no aumento da disponibilidade de múltiplos acessos na plataforma, com previsão de funcionar normalmente até o final do dia.

 

 

 

 

Aplicativo Meu CadÚnico

 

A consulta também pode ser realizada pelo aplicativo. Basta buscar por “Meu CadÚnico” no GooglePlay, se o telefone dor Android, ou no AppStore, se for Apple. Além disso, também é possível baixar o app acessando o seguinte link: https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-cadunico.

 

 

Depois de instalado em seu smartphone, basta abrir o app, clicar em “entrar”, inserir as informações solicitadas, que são as mesmas requeridas pelo site: nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município.

 

 

 

 

Central telefônica   

 

Outro formato disponível para consultar sua inscrição no Cadastro Único e também sanar dúvidas sobre os programas sociais é por meio do canal de atendimento telefônico, no número 0800 707 2003.

 

 

A ligação é gratuita, porém precisa ser realizada por um telefone fixo. Também existe um horário de atendimento, que é de segunda à sexta-feira, de 07h às 19h e aos finais de semana, feriados nacionais e durante o Calendário de Pagamento do Bolsa Família, das 10h às 16h.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: