sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Bolsonaro envia para Toffoli texto contrário à intervenção militar

POR Ana Carolina Morais | 23/04/2020
Bolsonaro envia para Toffoli texto contrário à intervenção militar

Reprodução / Último Segundo

U

Um texto de autoria não identificada foi enviado, pelo presidente Jair Bolsonaro, ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmando que aqueles que defendem a intervenção militar deverão dizer quem ocupará a cadeira do presidente da República.

 

 

“Aqueles que pedem Intervenção Militar (Art. 142) ANTES, devem decidir qual General ocupará a cadeira do Capitão Jair Bolsonaro. Aqueles que pedem AI-5 ANTES, devem mostrar onde está na Constituição tal dispositivo [sic]”, diz um trecho da mensagem.

 

 

O texto se refere aos protestos realizados no último domingo (19), em que manifestantes foram às ruas, mesmo em meio a pandemia de Covid-19, defenderem medidas ilegais como o fechamento do Congresso Nacional e do STF, bem como a reedição do AI-5, ato institucional que endureceu o regime militar.

 

 

Ainda é afirmado pelo documento que “toda manifestação é justa e garantida em nossa CF [Constituição Federal]”, entretanto, também faz o requerimento de que não haja ataques contra a Presidência, o Supremo ou o Congresso. “Portanto vão para as ruas, mas tenham uma pauta real, objetiva, com foco na missão”, diz o texto.

 

 

Bolsonaro, que compareceu aos protestos de domingo, contrariando as medidas de isolamento social recomendadas por autoridades nacionais e internacionais de saúde, chegou a discursar aos manifestantes dizendo que não “negociaria nada” e que “agora é o povo no poder”.

 

 

Confira na íntegra o texto encaminhado por Bolsonaro à Toffoli:

 

Aqueles que pedem Intervenção Militar (Art. 142) ANTES, devem decidir qual General ocupará a cadeira do Capitão Jair Bolsonaro.

 

Aqueles que pedem AI-5 ANTES, devem mostrar onde está na Constituição tal dispositivo.

 

Toda manifestação é justa e garantida em nossa CF, portanto vão para as ruas, mas tenham uma pauta real, objetiva, com foco na missão.

 

Não ataquem Presidência, Supremo ou Congresso, mas aquilo que você julga que deve ser mudado.

 

Exijam ações, cobrem votações, critiquem sentenças, vocês atingirão seus objetivos.

 

O próprio Presidente tem dito que deve lealdade ao povo, assim como as Forças Armadas.

 

Unam esforços, o povo quer um Brasil diferente do que temos ainda, mas para isso deve escolher suas pautas, e também suas armas democráticas.

 

Dia 19, dia do Exército, o Presidente bem disse: "Agora é o povo no poder. Mais do que o direito, vocês têm a obrigação de lutar pelo país de vocês."

 

E concluiu: "Contem com o seu Presidente para fazer tudo aquilo que for necessário para que nós possamos manter a nossa democracia e garantir aquilo que há de mais sagrado para nós, que é a nossa liberdade.

 

"VÁ E VENÇA"

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: