sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Bolsa de valores despenca 10% devido a classificação de coronavírus como pandemia

POR | 11/03/2020
Bolsa de valores despenca 10% devido a classificação de coronavírus como pandemia

Nelson Almeida/ AFP

N

Na tarde desta quarta-feira (11), a Ibovespa despencou 10% e acionou pela segunda vez na semana o circuit breaker, após o novo coronavírus ser classificado como pandemia pela Organização Mundial da Saúde. Esse mecanismo é acionado quando as perdas atingem mais de 10% na bolsa.

 

O índice atingiu a queda de 10,11% a 82.887,24 pontos e interrompeu suas negociações por 30 minutos às 15h14. Desde outubro de 2018 a Ibovespa não operava neste nível. O volume financeiro somava R$ 21,6 bilhões. Também foram registradas quedas nas principais bolsas de valores norte-americanas e europeias. O dólar comercial sobe 1,86%, cotado a R$ 4,7310.

 

A rápida queda ocorreu após o surto de coronavírus ser categorizado pela OMS como pandemia.

 

"Estamos profundamente preocupados com os níveis alarmantes de disseminação e severidade e com os níveis alarmantes de inação. Por isso, avaliamos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", afirmou o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom Ghebreyesus em entrevista coletiva.

 

As ações da Petrobras recuavam quase 12%, acompanhando o recuo nos preços do petróleo após Arábia Saudita anunciar plano para ampliar capacidade de produção.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: