sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil

Bloqueio de verba em universidades federais. Salas de aula ficam sem energia

POR Jornal Somos | 08/09/2019
Bloqueio de verba em universidades federais. Salas de aula ficam sem energia
O

Os bloqueios de até 44% na verba de custeio das universidades federais feitos pelo governo Bolsonaro tem afetado salas de aula e pesquisa.

 

Uma professora em Minas Gerais, compra camundongo com o próprio dinheiro para que pesquisa não seja afetada. Em Santa Catarina o almoço no bandejão cortou o bife e substituiu por picadinho de carne.

 

Na Bahia, estudantes tiveram aulas canceladas em duas noites por falta de vigias. Em Mato Grosso universidade ficou sem energia porque a mesma foi cortada. Em época de calor os alunos de universidade em Pernambuco estão sem ar condicionado.

 

O Ministério da Educação disse ter liberado na última segunda-feira (2) R$ 614,4 milhões de limite de empenho e afirma que articula com o Ministério da Economia ampliar os repasses.

“Na expectativa de uma evolução positiva nos indicadores fiscais do governo, o MEC vem articulando com o Ministério da Economia a possibilidade de ampliação dos limites de empenho e movimentação financeira a fim de cumprir todas as metas estabelecidas na legislação para a pasta”, diz nota do Ministério da Educação.

 

Os recursos serão destinados a 115 institutos e universidades federais de todo o país e serão aplicados na manutenção e custeio, com prioridade para despesas com água, energia elétrica, vigilância, limpeza, terceirizados em geral e aluguéis, bem como para assistência estudantil e funcionamento de restaurantes universitários.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: