quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Aplicativo facilita a vida de proprietários e possuidores de imóveis rurais

POR Jornal Somos | 14/01/2020
Aplicativo facilita  a vida de proprietários e possuidores de imóveis rurais

Divulgação

A

Agora os proprietários e possuidores de imóveis rurais podem atualizar por meio de aplicativo a situação dos bens e emitir, na hora, um certificado que comprova a regularidade fundiária. A função do Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) poderá beneficiar mais de 7 milhões de pessoas em todo o país. O aplicativo do SNCR está disponível, gratuitamente, no Google Play e App Store.

 

O envio de documentos para o SNCR passou a ser feito por meio eletrônico desde julho de 2019. Nos últimos meses o aplicativo funcionou em caráter experimental e grande parte das declarações passou a também ser validada automaticamente, com a emissão digital do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). Esse documento é como um “CPF do imóvel”, pois além de identificá-lo, também atesta a sua regularidade.

 

Com a nova funcionalidade foram processadas 74,59% das declarações de cadastro rural. A base do sistema já possui 109.570 arquivos de documentação, num total de 447 gigabites de armazenamento.

 

 

O sistema já atende cerca de 2 milhões de detentores de imóveis rurais, além dos titulares temporários e respectivos cônjuges, somando mais de 7 milhões de interessados.

 

Para obter o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, os proprietários e possuidores não precisarão se deslocar até uma Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou Unidade Municipal de Cadastramento (UMC), e também não precisam mais enviar sua documentação pelos Correios.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: