quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasil

Alertas de desmatamento crescem 5,42% na Amazônia no mês de outubro

POR Jornal Somos | 08/11/2019
Alertas de desmatamento crescem 5,42% na Amazônia no mês de outubro

greenpeace

D

De acordo com dados do sistema Deter-B, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados na manhã desta sexta-feira (08), a área sob alerta de desmatamento na Amazônia teve aumento de 5,42% no mês de outubro deste ano, comparado ao mesmo mês em 2018. Esse é o segundo pior outubro da série histórica, que começa em 2015, sendo 554,77 km² de floresta com sinais devastação.

 

O governo federal não classifica esse número como taxa oficial de desmatamento, por essa taxa ser medida por outro sistema do Inpe, o Prodes que é o Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica. Os dados do Prodes são divulgados anualmente e abrangem o período de julho de um ano a agosto do próximo. O período que se encerra este ano não foi divulgado ainda, porém nos últimos três anos, os alertas têm sido confirmados nas taxas oficiais de desmatamento.

 

De agosto a outubro de 2019, em uma análise realizada por trimestre, foram 3.428,58 km² sob alerta de desmate, contra 1.792,1 km² no mesmo trimestre de 2018.

 

Essa análise trimestral evita distorções sazonais que possam ser causadas por problemas na leitura dos satélites, como nuvens de chuva.

 

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: