quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Aberto prazo de inscrições para o Programa Saúde na Escola

POR | 19/11/2018
Aberto prazo de inscrições para o Programa Saúde na Escola
O

O Programa Saúde na Escola (PSE) é um projeto entre os ministérios da Saúde e da Educação, no qual as políticas de saúde e as escolas públicas se unem para conscientizar os estudantes desde a importância de hábitos saudáveis até a prevenção de doenças. Os coordenadores municipais de saúde e de educação devem indicar quais escolas públicas participarão do PSE. O prazo para as inscrições começa hoje e acaba no dia 15 de fevereiro de 2019.

 

 

As escolas participantes devem organizar 12 ações que envolvam assuntos como o cuidado com a saúde no ambiente escolar, prevenção de violência, verificação e atualização da situação vacinal. Cada unidade escolar deve se organizar de acordo com o nível de ensino, as necessidades da escola, a região na qual está localizada e todo o contexto no qual está inserida. Atualmente o PSE atende 90% dos municípios brasileiros, somando 20 milhões de estudantes.

 

 

Nesta edição, ao contrário das anteriores, os municípios devem indicar as escolas e não o nível de ensino. Assim, em parceria com as equipes de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS), as escolas podem melhor desenvolver suas atividades do PSE. O Ministério da Saúde informa que o programa terá um investimento de R$ 89 milhões ao ano. Se os recursos não forem integralmente usados, o restante do valor deve ser devolvido.

 

 

Em nota a Secretaria de Saúde de Rio Verde disse vai aderir ao programa no ano que vem. Haverá uma reunião com os diretores da educação no próximo dia 29 para decidir quais as escolas que irão fazer parte do programa para o ano que vem. Atualmente são sete escolas: CMEI Dona Tata, Colegio Estadual Alvino Pereira Rocha, CMEI Monteiro Lobato, EMEF Ana Maura Jayme, CMEI Eduardo Penha Filho, CMEI Anazía Antonia Cunha e EMEI Severino Gomes.

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: