sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil

266 instituições de ensino superior do Brasil têm baixo desempenho

POR Jornal Somos | 12/12/2019
266 instituições de ensino superior do Brasil têm baixo desempenho

internet

N

Nesta quinta-feira (12), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que 266 instituições de ensino superior no Brasil tiveram desempenho inferior às demais, avaliadas em 2018. De acordo com o Inep, 12,9% das instituições de ensino no Brasil tiveram um Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) 1 ou 2, em uma escala que vai de 1 a 5.

 

O índice 3 reúne a maior parte das instituições. As que tiveram o desempenho menor que a maioria recebem conceitos 1 ou 2.

 

As que tiveram desempenho maior que a maioria recebem 4 ou 5. Em 2018, sete instituições de ensinam tiveram índice 1, de pior desempenho, e 259 obtiveram o índice 2. A maior parte – 63,6% das instituições – obteve índice 3, o que representa 1.306 instituições avaliadas. Na outra ponta, 23,3% obtiveram índice 4 ou 5, sendo 460 instituições de ensino superior.

 

O IGC indica a qualidade do ensino superior brasileiro. Calculado anualmente, ele leva em consideração uma série de insumos, como a avaliação dos cursos de pós-graduação e distribuição dos estudantes entre cursos de graduação e pós.

 

Também entra no cálculo o Conceito Preliminar de Curso (CPC), este é calculado com base na nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD), que mede o quanto o curso de graduação agregou ao desenvolvimento do estudante, e no perfil dos professores.

 

Mais de 8.000 cursos tiveram o CPC e 2.052 instituições de ensino tiveram o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 2018 divulgados hoje. Os índices obtidos por casa instituição podem ser acessados no site do Inep.

 

Jornal Somos

Jornal Somos

Jornal online com a missão de produzir jornalismo sério, com credibilidade e informação atualizada, da cidade de Rio Verde e região.

COMPARTILHE: